top of page
  • Cecilia Teixeira

6 dicas para viajar pelas Rocky Mountains


Uma das regiões mais bonitas do mundo, as Montanhas Rochosas do Canadá são a principal atração do país. Lagos cor de turquesa, montanhas com os picos cobertos de gelo (independentemente da época do ano) e animais selvagens andando livremente pela estrada (fique atento!). Junte a isso cidadezinhas cheias de charme, ótimos restaurantes, hotéis aconchegantes e um povo hospitaleiro.

Essa é a “fórmula do sucesso” do turismo no Canadá!

A melhor forma de visitar as Rocky Mountains é através de um tour privado. Dessa forma você vai poder usufruir o passeio sem ficar preocupado com aluguel de carro, GPS, mapas, onde ficar hospedado, onde comer, quais as principais atrações a serem visitadas da região, melhores horários para cada atração, etc.

Caso você queira se “aventurar” e fazer o passeio de forma independente, fique atento para:

1. Park Pass

É obrigatório ter um “park pass” para circular nos parques nacionais canadenses. Os três principais parques dessa região são: Yoho National Park, Jasper National Park e Banff National Park.

Este passe não custa barato (saiba os preços clicando aqui) mas a ótima notícia é que este ano o Canadá está completando 150 anos e o acesso aos parques será grátis para todos que tiverem um “Discovery Pass”.

Você pode solicitar o seu online clicando nesse link.

”Discovery Pass”: Deverá pendurar no retrovisor do veículo

2. Muito cuidado com a “wild life” (os animais selvagens)

É comum as pessoas irem olhando para os lados, de “queixo caído” (literalmente) devido às belezas da região. :-)

Mas... não deixe de ficar muito atento na estrada porque é comum os animais cruzando a pista (muitas vezes acompanhados de seus filhotes), especialmente nas primeiras horas da manhã e pouco antes de escurecer.

Já vi ursos, alces, raposas, coiotes...

Quando avistar vários carros no acostamento, é porque “alguém” viu um animal (muitas vezes ursos) e parou para fotografar. Caso deseje ver também, vá para o acostamento com calma e deixe a seta (pisca alerta) ligado e preste bastante atenção antes de abrir a porta do veículo para não ser atropelado por algum carro que passe direto.

Quando avistar animais, mantenha uma distância respeitosa. Não só para garantir sua segurança mas também para não deixar os bichinhos se sentindo “ameaçados”. Lembre-se que lá é o “território” deles. O “invasor” é você! ;-)

Cuidado também para não atropelar nenhum animal, o que poderá trazer graves sequelas para você e seus acompanhantes. Há vários casos de pessoas que perdem a vida por atropelarem um animal selvagem, devido ao impacto do mesmo com o para-brisas do veículo. Velocidade bem controlada é o segredo para dirigir na região.

3. Faça reservas com muita antecedência

As Montanhas Rochosas são uma das “top atrações” mundiais e não conte com a “sorte” de deixar para escolher hotel quando já estiver pela região.

Os hotéis são reservados com meses de antecedência (alguns deles com mais de um ano de antecedência) e de você for sem reservas poderá acabar tendo que dormir no carro, porque até mesmo os campings são reservados com bastante antecedência.

Se estiver programando conhecer Jasper, Lake Louise, Moraine Lake, Athabasca Glacier, Bow River etc.. entre em contato conosco para saber a disponibilidade de datas.

4. Caso resolva dirigir você mesmo

Muito cuidado com o limite de velocidade, especialmente próximo da cidade de “Golden” (o nome já deve ser homenagem à mina de ouro que é a cidade com a aplicação de multas por excesso de velocidade... rsrsrs) e mantenha sempre o tanque cheio.

Você já deve saber que o Canadá é o segundo maior país do mundo e as nossas distâncias são grandes. Muito grandes. Mesmo que o tanque de gasolina do seu carro tenha capacidade para vários litros (caso das minivans e SUVs), recomendo que sempre que o ponteiro estiver entre 3/4 de tanque e 1/2 tanque você pare e abasteça. Desta forma terá uma preocupação à menos.

O papel que você vê preso no parabrisas é o acesso aos parques nacionais. Não pode andar sem ele! Este ano ele foi substituído pelo cartão verde que mostrei no início deste post.

Muito comum a estrada de ferro ir ao lado da estrada de veículos e observarmos trens enormes passando.

5. Planejamento é tudo

Os parques têm controle sobre o número de visitantes, então recomendo que você fuja dos horários de pico. Julho é o mês mais cheio devido às férias escolares. Recomendo sempre que essa viagem seja feita entre o final de maio e o início de outubro para tirar proveito de um cenário estonteante, dias mais longos (no verão escurece bem tarde) e mais segurança do que dirigir na neve (especialmente para quem não está acostumado). Os lagos no inverno também perdem um pouco da beleza (na minha opinião) pois no verão o contraste de cores é mais acentuado.

Uma outra vantagem de viajar no verão é poder usar casacos mais leves. Sim, mesmo no verão é comum precisar de (no mínimo) um suéter.

6. Roteiro

Há várias opções. Se estiver vindo do Brasil, uma opção é desembarcar em Calgary e ir “descendo" pelas Rochosas até Vancouver.

Vista do topo da Jasper Mountain

Fantástico Maligne Lake

Se já estiver em Vancouver recomendo que “suba” por Hope aproveitando para pernoitar no maravilhoso vale do Okanagan e retorne por Kamloops via Whistler, aproveitando a oportunidade para trafegar na estrada que é considerada uma das dez mais bonitas estradas do mundo: a famosa Highway 99 também conhecida como “Sea to Sky Highway”.

Vinícolas do Okanagan Valley

Whistler no verão

Black Tusk Mountain, em Whistler,

A melhor forma de visitar essa estonteante região é através de um tour privado. Numa excursão com vários passageiros você perde a liberdade de “ficar mais um pouquinho” numa atração, ou ir bem cedo para ver o sol nascendo por trás de uma montanha, ou ainda parar para almoçar sem rigidez de horário... Essas e outras comodidades apenas um tour individual pode fornecer.

Um dos lugares mais lindos do mundo merecem que você faça um investimento num tour personalizado não é mesmo?

Para um planejamento detalhado, não perca tempo e entre em contato conosco. Você receberá o melhor roteiro e dicas personalizadas dependendo dos seus interesses, número de pessoas e faixa etária.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page