top of page
  • Cecilia Teixeira

Steveston Village: Pertinho de Vancouver


Um ponto de interesse próximo à Vancouver e que passa despercebido por muitos turistas é a pequena cidadezinha chamada “Steveston Village”.

Fundada no final do século 19, seu desenvolvimento aconteceu devido à sua estratégica localização: Situada na “boca” do rio Fraser, tinha (ainda tem) abundante quantidade de salmões. O salmão é um peixe cuja desova acontece no rio e os peixinhos quando nascem vão para o mar e regressam depois de alguns anos, quando é a vez deles de desovar (uma pena que morrem logo após a desova mas isso é assunto para outro post).

O Rio Fraser (ou “Fraser River” como é conhecido por aqui) é um rio importantíssimo para a província da Columbia Britânica (“British Columbia”) não só pelo salmão mas também porque nele foi encontrado ouro no século 19, o que atraiu milhares de desbravadores para a região, tendo sido esse o “estopim” para a colonização da nossa região.

Em Steveston foram desenvolvidas várias indústrias para pesca e processamento do salmão (e também o arenque). Uma dessas indústrias pode ser visitada até hoje, e é um prédio histórico: “Gulf of Georgia Cannery”. Em 1897 esse era o maior produtor de salmão enlatado do mundo.

Vai aprender tudo sobre a pesca e o processamento do salmão e depois vai poder almoçar.... salmão com batatas fritas!

Visita ao interior da Gulf of Georgia Cannery

A entrada durante todo o ano de 2017 é grátis, pois o Canadá está comemorando 150 anos e todas as atrações que são gerenciadas por “Parks Canada” têm acesso gratuito ao público. Vale a visita!

A indústria de pesca e processamento do salmão era tão importante na região, que Steveston também era conhecida como “salmonópolis”.

Um grande número de japoneses trabalhava nessa região, especialemnte no final do século 19 e início do século 20. Quando você visita Steveston é possível conhecer um pouco mais sobre este período, onde a casa de uma dessas famílias foi preservada e pode ser vista exatamente como era na época.

Casa que pertenceu aos primeiros habitantes japoneses

O “Museu de Steveston” e a agencia central dos Correios da cidade ocupam hoje o prédio onde antigamente existia o Royal Bank of Canada.

Por falar em japoneses, foi espetacular visitar Steveston no dia em que o navio de treinamento Kaiwa Maru esteve ancorado aqui. O Kaiwa Maru leva à bordo 130 cadetes que estão aprendendo a velejar. Não é um navio militar. Fui informada que a viagem entre Tóquio e Richmond (onde o navio permaneceu ancorado) demorou dois meses e meio pois ele vem fazendo “zig zag” para poder se beneficiar dos ventos.

Navio de treinamento Kaiwa Maru, ancorado no Garry Point em Steveston

Um dos programas para quem mora em Vancouver e proximidades, é visitar Steveston nos finais de semana. Há dezenas de atrações, como trilhas para bicicleta, parques com excelentes playgrounds, lojinhas com produtos charmosos e especialmente peixes frescos.

Muito lúdico ver o céu salpicado por pipas coloridas. Ao fundo as montanhas do “North Shore”

A indústria de pescas continua forte na região e há mais de 600 barcos pesqueiros registrados.

Nos finais de semana alguns deles ficam ancorados num cais flutuante e é possível comprar salmão, camarão, peixes brancos, ostras, mexilhões e também uma das iguarias favoritas dos povos orientais: ouriço!

Iguaria favorita dos orientais

Steveston é também conhecida por ser o cenário do filme “Once Upon a Time”. Se você quer tirar uma fotografia num cenário de filme “real” (sem ser daqueles “fakes” que visitamos na Universal Studios rsrsrs), venha para Vancouver, entre em contato conosco e nós levamos você para um passeio de dia inteiro à Steveston, onde você poderá inclusive, sair de barco para ver as baleias!

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre esse programa super interessante para ser feito enquanto você visita Vancouver!

Gostou do post? Acha que pode interessar a algum amigo? Que tal compartilhar no Facebook? Obrigada!!! :-)

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page