top of page
  • Cecilia Teixeira

Todas as formas de visitar Victoria à partir de Vancouver

Muitas pessoas que vêm à Vancouver têm interesse em conhecer Victoria e também os famosos “Butchart Gardens".

Para começar, há alguns equívocos, com pessoas nos enviando email ou mensagens de texto, dizendo que gostariam de conhecer “a ilha Victoria”. Não fique acanhado, porque muita gente comete esse erro, até mesmo os canadenses que não moram na nossa província, mas... não existe “Ilha Victoria’! O certo é “Vancouver Island” (ou “Ilha Vancouver”), onde, bem no sul da ilha está situada a cidade de “Victoria”.

Para ir de Vancouver à Victoria existem várias formas (aéreo, só barco, terrestre + ferry, terrestre + aéreo). A maioria das pessoas prefere ir e regressar no mesmo dia.

Claro, você pode também optar por pernoitar em Victoria, mas, caso esteja aqui em Vancouver como turista, eu creio que não compensa pernoitar em Victoria pois estará pagando hotel em Vancouver e também em Victoria, ou, terá que fazer check-out no hotel em Vancouver, fazer check-in em hotel em Victoria (levando as bagagens) e se seu voo de regresso ao Brasil sair de Vancouver, terá que, novamente, fazer check-in num hotel em Vancouver.

Em nossa opinião, não compensa.

Para quem está em Vancouver como turista, recomendamos que vá à Victoria e regresse no mesmo dia.

Para quem está morando em Vancouver, seja estudando ou já como “Permanent Resident”, aí a estória é outra e pode ser interessante pernoitar em Victoria, especialmente na baixa temporada quando os preços dos hotéis ficam mais atraentes.

Para quem pretende pernoitar em Victoria, pode, de qualquer forma, usar as informações contidas neste post para servir de orientação das diversas formas de deslocamento.

De Vancouver para Victoria há várias opções, com preços que variam bastante. Veja abaixo qual a forma mais vantajosa para você / sua família.

1. Aéreo: Forma mais rápida (e também mais cara, caso sejam mais de duas pessoas viajando juntas).

Harbour Air - São hidroaviões que fazem a ligação entre Vancouver e Victoria com vários voos ao longo do dia.

Vantagens:

a. Os hidroaviões (“seaplanes”) saem de “downtown” Vancouver (no Burrard Inlet, junto ao Centro de Convenções de Vancouver), o que é super conveniente para quem está hospedado na área central de Vancouver, pois pode chegar no hangar à pé, sem necessidade de táxi ou transporte público.

b. Rápido: Em 30 minutos (versus 4 horas quando é utilizado veículo + balsa) você estará no “coração” de Victoria, pois os hidroaviões pousam no “Inner Harbour”, bem em frente à área central que engloba o Parlamento, o Empress Hotel, etc

c. Em dias ensolarados a viagem é muito cenográfica.

Desvantagens:

a. Depende se o céu estará encoberto ou não, ou se terão ventos, etc. Ou seja, o voo (tanto de ida quanto de volta), pode ser cancelado devido às condições meteorológicas.

b. Chegando em Victoria, caso queira visitar o “Butchart Gardens” (os jardins mundialmente famosos) terá que gastar com taxi ou com alguma excursão que parta de Victoria em direção aos jardins (aproximadamente 30 a 40 minutos de viagem em cada sentido)

2. Exclusivamente marítimo: Barco partindo de downtown Vancouver

Forma confortável e relativamente econômica se for apenas 1 pessoa. A empresa que oferece este serviço chama-se V2V Vacations

Os barcos saem da área central de Vancouver (muito próximo do hangar dos hidroaviões já descrito acima).

O barco deixa Vancouver às 8am e chega em Victoria aproximadamente às 11h30 (são cerca de 3h30min de viagem).

No regresso, o barco sai de Victoria às 16h30 e chega em Vancouver às 20 horas.

(PS.: Estes horários são sazonais, após 30 de setembro, quando já começa a escurecer mais cedo, os barcos saem de Victoria às 14 horas).

Recomendamos consultar o website da V2V para informações atualizadas sobre preços e horários.

Vantagens:

a. Como mencionado, se for apenas uma pessoa viajando, ou até mesmo duas pessoas, dependendo da época do ano e de alguma promoção que esteja sendo feita pela empresa, pode ser uma forma atrativa em termos financeiros.

Desvantagens:

b. Devido à viagem de barco ter longa duração (são três horas e meia em cada sentido), totalizando 7 horas no barco, o tempo efetivamente disponível para passear em Victoria é curto, não sendo possível, por exemplo, visitar as atrações de Victoria e ainda ir até o Butchart Gardens.

c. Se for um grupo com mais de 3 pessoas, compensa mais escolher outra forma de transporte.

3. Ônibus de excursão

Existem várias empresas que fazem excursões de ônibus, saindo dos hotéis em Vancouver e retornando no final do dia. Preços à partir de CAD 215.00 por pessoa.

Vantagens:

a. Você não fica “perdido”, pois terá um ônibus apanhando e regressando no hotel onde estará hospedado. O ônibus vai no ferry, então fica fácil para você acompanhar / receber instruções do(a) guia

b. Em geral as excursões incluem o passeio ao Butchart Gardens

c. O preço é mais vantajoso do que se optar por um tour privado

Desvantagens:

a. Por ser uma excursão de ônibus, que apanha / retorna passageiros em diversos hotéis da cidade, o tempo total do tour é longo. São aproximadamente 14 horas de passeio, tornando o dia extremamente cansativo

b. O tour é em inglês. Pode complicar para brasileiros que não falem inglês, não só para entender o que estarão vendo, como também para entender as instruções do guia, etc

4. Tour privado.

Nossa empresa (“Vancouver by Locals”) faz passeios privados para Victoria e Butchart Gardens, apanhando e regressando em seu hotel ou acomodação.

Temos veículos próprios, todos novos, registrados pelo Ministério dos Transportes para realizarem tours e o que é melhor: Motorista-guia em português, compartilhando com você(s) várias informações históricas e geográficas durante o passeio e dando também várias dicas imprescindíveis para você economizar tempo (e dinheiro) enquanto visita a cidade de Victoria e também os jardins Butchart.

Atendemos o mínimo de 1 passageiro até o máximo ditado por quem nos contrata.

Nossos passeios são todos privados. Quando atendemos um grupo grande (em ônibus de até 56 passageiros, o grupo já vem formado do Brasil e quem nos contrata é a agencia de turismo brasileira, ou agência de turismo internacional, dependendo do idioma). Ficamos à disposição das agências brasileiras que queiram nos contratar para fazer o receptivo de seus clientes no Canadá.

Prestamos serviço para mais de duas dezenas de agencias de turismo brasileiras e podemos oferecer referências para as empresas que ainda não conhecem o nosso trabalho.

Na nossa opinião, a melhor forma de conhecer Victoria e os Jardins Butchart é através de um tour privado. Seu dia vai render muito mais, e como já diz o ditado antigo “Tempo é Dinheiro”, especialmente quando estamos viajando e não queremos perder tempo em longas esperas, aguardar por passageiros atrasados, etc.

Conte conosco para ter um dia excepcional visitando as melhores atrações da nossa província.

Preços sob consulta pois dependem da quantidade de pessoas e da data do passeio. Envie um email ou texto pelo WhatsApp +1 (604) 726 6250 e teremos prazer em fornecer orçamento sem compromisso.

Vantagens:

a. Escolher o horário de saída (7.15am ou 8.15am ou 9.15am)

b. Tour privativo, não ter que dividir espaço com outros passageiros, não ter que aguardar passageiros atrasados, etc

c. Atendimento personalizado, respondendo à todas as questões que sejam de seu interesse (história, geografia, arquitetura, arte, culinária, aborígenes, etc)

d. Retorno na balsa em horário definido por você (pode ser balsa das 16 horas; ou das 17 horas ou mesmo das 18 horas)

e. Serão apanhados e retornarão na porta do seu hotel em Vancouver

f. Água mineral para todos os clientes fornecida por nós.

g. Em caso de interesse tiramos várias fotografias (com equipamento profissional) que serão compartilhadas com você esta família sem custo adicional

8. Motorista-guia com larga experiência

9. Para clientes com uma folguinha à mais no orçamento e que queiram mais tempo para desfrutar Vancouver, saindo para jantar etc após o passeio à Victoria, temos ainda a opção de ida conosco, de carro, ou minivan ou van (dependendo do tamanho do grupo) e retorno em hidroavião. Dessa forma você faz a cenográfica viagem de balsa (90 minutos na balsa) na ida mas o retorno é feito de hidroavião, abreviando seu retorno à Vancouver (quando voltamos de carro costumamos chegar às 20 horas; se optar por hidroavião estará de volta às 18 horas aproximadamente).

9. Somos uma empresa com “Certificado de Excelência” fornecido pelo Tripadvisor

10. Preços competitivos, quando comparado com outras empresas que oferecem passeios privados, sendo que os nossos passeios são em português do Brasil e não em espanhol querendo parecer português...

Desvantagens:

a. Sai mais caro do que se escolher uma excursão de ônibus, porque os custos são altos. Para que tenha uma idéia, só para colocarmos o carro na balsa pagamos CAD 120.00 à BCFerries, a empresa de balsas que faz a travessia. Para cada passageiro e também para o motorista, pagamos CAD 40.00 por pessoa para a viagem na balsa.

Para reservarmos horário na balsa pagamos de CAD 20.00 até CAD 40,00 (por trecho), dependendo da antecedência da reserva.

Computando ainda que o passeio demora de 11 a 12 horas (pagamento de horas de trabalho do motorista) + custos com combustível e estacionamentos, não há como ter um preço final que seja "extremamente baixo", porque como foi visto acima, os custos são altos. Nosso seguro é comercial, o que aumenta sua segurança e aumenta também o nosso custo operacional.

b. Para reservar nossos passeios é necessário uma certa antecedência, porque somos muito requisitados, então nem sempre temos disponibilidade “imediata”, mas... não custa nada tentar!

5. Transporte Público

Sem dúvida é a forma mais econômica de conhecer Victoria.

O transporte público em Vancouver é extremamente eficiente e seguro. Pode usar dois links, sempre que queira informações de transporte. Um deles é o GoogleMaps, colocando a origem e o destino; e o outro, que é nosso preferido: www.translink.ca

Saindo de Vancouver pegue o skytrain (que é como chamamos o nosso “metrô”). Pegue a “Canada Line” e salte em “Bridgeport Station”. Desça a escada e logo abaixo da estação estarão as baias de ônibus.

Pegue o ônibus “620” e salte em “Tsawwassen Ferry Terminal” (é o terminal de ferries de onde sai a balsa com direção à “Swartz Bay”). Swartz Bay é a estação de ferry onde você irá saltar da balsa para em seguida pegar o ônibus para Victoria.

Você vai pegar o ferry como “walk-on passenger” (passageiro à pé). Não se preocupe pois você não será o único. Terão várias pessoas também pegando o ferry sem estarem a bordo de carros ou ônibus.

Para passageiros “à pé” não é necessário reservar horário. No verão os “ferries" (balsas) saem de hora em hora. No inverno é a cada duas horas. Consulte o website da empresa de ferries para ver horários e preços.

Chegando em Swartz Bay terminal, vá para o ponto do ônibus “70” que irá levar você para Victoria. Você pode pagar o ônibus com seu compass card, ou com dinheiro exato, ou com cartão de crédito (basta encostar o cartão no aparelho que tem no ônibus, logo na entrada, junto ao motorista).

Chegando em Victoria é só aproveitar o dia!

O regresso pode ser feito da mesma forma:

- Ônibus 70 até Swartz Bay

- Ferry de Swartz Bay para Tsawwassen Ferry Terminal

- Ônibus 620 até Bridgeport Station

- Skytrain (Canada Line) de Bridgeport Station até a estação mais próxima da sua acomodação.

Vantagens

a. Sem dúvida alguma, como já dizia Silvio Santos, "não há nada mais barato”! :)

O transporte público é a forma mais econômica de visitar Victoria.

Desvantagens:

a. Terá que pegar alguma excursão à partir de Victoria, ou mesmo um taxi, para visitar os Jardins Butchart porque esses ficam distantes cerca de 30 minutos da cidade de Victoria e não há transporte público para lá.

b. Apesar de aproveitar a linda viagem no ferry (são 90 minutos em cada sentido), vai deixar de saber muitos fatos interessantes sobre a Ilha de Vancouver, sobre a cidade de Victoria e sobre as ilhas que estará vendo ao longo da viagem.

Se o orçamento estiver apertado, vá de transporte público porque irá aproveitar bastante.

Se tiver uma folga no orçamento e quiser fazer um investimento pessoal, tendo uma experiência mais gratificante (e se cansando muito menos), recomendamos que faça o passeio privado.

Victoria, a Capital da Columbia Britânica

Viagem no ferry (balsa). A balsa tem restaurante, cafeteria, lojinhas, etc. Viagem de 90 min super agradável e no caminho vamos fornecer várias informações bastante úteis. Você utilizará a balsa em todas as opções de viagem, com exclusão se preferir ir e regressar de hidroavião.

Butchart Gardens

Qualquer que seja sua escolha (aérea, marítima, ou terrestre combinado com aéreo / marítimo), desejamos que tenha uma experiência fantástica aqui na nossa "Beautiful British Columbia"!!!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page