top of page
  • Cecilia Teixeira

20 coisas que você precisa saber antes de vir à Vancouver.

1. Vancouver é reconhecida mundialmente como umas das três melhores cidades do mundo para se viver.

2. Os imóveis em Vancouver são muito caros. Estamos em terceiro lugar no planeta quando o quesito é “preço do imóvel” (preço do metro quadrado construído). Só “perdemos” para Hong-Kong e Sydney (na Austrália).

3. A temperatura aqui é muito amena. Não temos um “frio canadense” nem um “verão escaldante”. Raramente a temperatura fica abaixo de zero graus (Celsius), sendo que a média no inverno é +5C / + 8C. No verão é raríssimo a temperatura passar de 28ºC.

4. Muitíssimo raro vermos ou ouvirmos raios ou trovoadas. Como não há “choque” de massas de ar quente e frio, não temos as tempestades tão comuns nas áreas Central e Leste do Canadá.

5. Somos uma cidade multicultural. Em Vancouver, mais da metade da população (52% para ser exata) tem como “primeiro idioma” uma língua que não é o inglês.

6. Vancouver é a cidade com melhor qualidade de vida do Canadá. E o Canadá é o país com a melhor qualidade de vida do mundo. Daí você conclui que Vancouver é a ........ cidade do mundo. (quem respondeu “melhor” acertou!).

7. Vancouver é a terceira maior cidade do Canadá e tem uma população de pouco menos que 3 milhões de habitantes.

8. A “grande Vancouver” encobre municipalidades como Burnaby, Richmond, New Westminter, Surrey, Coquitlam, etc. A cidade de Vancouver tem cerca de 600 mil habitantes e é a área mais densa de todo o Canadá, com cerca de 5400 pessoas por quilômetro quadrado.

9. Vancouver tem o segundo maior porto da América do Norte (o primeiro é Nova York).

10. Vancouver tem um dos maiores terminais de cruzeiro de passageiros do mundo. De maio a outubro nossa cidade recebe navios diariamente, a maioria deles com destino ao Alasca. Em dias de grande movimento chegamos a ter quatro navios ancorados ao longo do nosso terminal de Cruzeiros, e cerca de 15 mil pessoas embarcando / desembarcando.

11. Vancouver tem a maior população de asiáticos (per capita) de qualquer cidade da América do Norte. Basta circular por alguns minutos em nossas ruas e algumas vezes vai pensar que você está em outro país (China, Japão, Coréia, Índia, Filipinas, etc)

12. Uma consequência direta de tantos povos diferentes morando aqui é a quantidade de restaurantes servindo todos os tipos de comida de todos os cantos do planeta. É muito raro encontrar no mundo uma cidade que ofereça tantas opções de menu como aqui em Vancouver.

13. Vancouver é o segundo maior centro produtor de filmes da América do Norte. Perdemos apenas para Los Angeles, que é a “capital do cinema”. Muitos filmes que “parecem” ter sido filmados nos estados Unidos são na realidade feitos aqui. É raro o dia em que saímos pela cidade e não encontramos caminhões de filmagem no nosso caminho. Muitas vezes com carro de “polícia de San Francisco”, etc. Isso gera muitos empregos.

14. Vancouver tem mais de 1 milhão de automóveis. Aproximadamente 1 para cada 2 habitantes. Apesar disso o (excelente) transporte público é muito utilizado e as bicicletas também (estas últimas especialmente de maio a setembro quando temos dias mais secos).

15. Em Vancouver estão os bairros mais caros e as pessoas mais ricas de todo o Canadá. É comum casas sendo vendidas por mais de 20 milhões de dólares. Muito comum também ver carros “milionários” circulando em nossas ruas, como Ferrari, Jaguar, Porsche, Lamborghini, etc muitas vezes sendo dirigidos por “teenagers” (adolescentes). (Se você estiver interessado num tour para ver a arquitetura das famosas mansões, fale conosco).

16. O Greenpeace foi criado aqui. Não exatamente em “downtown” Vancouver mas num dos bairros mais simpáticos aqui pertinho: Kitsilano.

17. Andando “por aí” você vai ver, além dos hidrantes vermelhos, alguns hidrantes azuis. Sabe por que? Os hidrantes azuis são a “segunda linha de emergência” e estão ligados ao mar (água salgada circula nos canos desta rede). A razão? Aqui temos terremotos (têm sido pequenos mas estamos todos treinados para o caso de termos o “Big One”). No caso de um terremoto forte e a rede de água “normal” dos hidrantes romper, a linha de emergência será ligada e os hidrantes azuis servem para isso.

18. Vancouver é a única cidade do mundo onde é possível jogar golfe pela manhã, velejar à tarde e esquiar à noite. A proximidade entre montanha e mar nos permite isso! Por termos esqui noturno, é comum as pessoas saírem do curso ou do trabalho e irem para a montanha à noite, onde podem praticar esqui, snowboard ou snowshoes. Por ser pertinho, é possível ir de transporte público, gastando “quase nada”.

19. A maior piscina do Canadá fica aqui em Vancouver. Localizada em Kitsilano, é abastecida com água salgada e tem 137 metros de comprimento. Aberta ao público durante o verão é uma excelente pedida para quem estiver aqui nesta época.

20. O Stanley Park, "melhor parque do mundo” de acordo com uma pesquisa entre os leitores do Tripadvisor, é cerca de 10% maior que o Central Park, em Nova York.

E agora? O que você está esperando para vir nos visitar? :)

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page