top of page
  • Cecilia Teixeira

Posso beber água da torneira em Vancouver?

Frequentemente escuto dos meus clientes quando eles visitam Vancouver: “Onde tem um mercado para eu comprar água mineral?"

Respondo sempre: "A melhor água não estará numa garrafa de água mineral mas sim direto da torneira. Estamos em Vancouver!"

Cleveland Dam (Represa Cleveland), local onde a água do Rio Capilano é armazenada

Cleveland Dam (Represa Cleveland)

Sempre que vou buscar passageiros para um tour, levo água mineral geladinha na garrafa, afinal, esse é o costume com todas as boas companhias de turismo no mundo todo. Mas... logo que começamos a passear, lembro que uma nas inúmeras vantagens de Vancouver, é a qualidade da nossa água.

Por que?

Para responder a essa pergunta, fiz uma expedição ao local onde nossa água é captada. Fui conhecer aonde nossa água “nasce” e como ela é tratada antes de chegar às nossas torneiras.

Essa “expedição” não é aberta ao público em geral, mas disponível a um pequeno grupo de participantes, onde somos acompanhados por técnicos que nos ensinam sobre a qualidade da nossa água e também sobre a importância de não desperdiçarmos.

Acesso para visita autorizada, com dois níveis de segurança. Necessário acompanhamento de funcionários responsáveis pelo Departamento de Águas de Vancouver.

Vou levar vocês nessa “viagem” e mostrar para vocês que aqui em Vancouver temos A MELHOR ÁGUA DO MUNDO. Não sou eu quem diz, isso é provado cientificamente e faz parte de qualquer relatório / análise de água que você possa pesquisar / ler por aí.

No início do século passado a área onde está o Rio Capilano tinha uma série de serrarias e alguns hotéis de luxo. O Governo comprou todas essas terras.

Hoje, nós podemos orgulhosamente dizer que há na América do Norte apenas quatro reservatórios completamente “ fechados” _ sem absolutamente nenhuma “influência externa” (fatores que poderiam poluir as águas / reservatórios) e eles estão aqui mesmo, na nossa Beautiful British Columbia!

São eles: Coquitlam, Seymour, Capilano e Victoria.

Cinco Razões Para Preferir a Água da Torneira ao invés da água mineral engarrafada

1. Água muito fria nas nascentes resultando em poucas bactérias:

A água que abastece o Rio Capilano é muito fria, pois vem de geleiras, sendo o Rogers Lake (já em território sub-alpino), um deles. Há também uma cachoeira (também de água de geleiras) e no topo dessa geleira há um lago, o "Palisade Lake", que é muito profundo (cerca de 85 metros de profundidade) e também com águas muito, muito frias.

A vantagem de águas tão frias? Previnem o desenvolvimento de bactérias. Previnem ainda a formação de limo e de algas.

Desvantagem de águas tão frias? Não é bom para os salmões, devido à temperatura da água ser muito baixa (o que não impede deles subirem o rio, mas não é a temperatura “ideal" para subida e desova).

2. Menos poluente

As garrafas de água mineral, sendo de plástico poluem o ambiente duas vezes. A primeira quando são fabricadas (imagine uma garrafinha de plástico vazia _ para produzi-la são necessários quase quatro dedos de altura de óleo!). A segunda vez que as garrafas de água mineral poluem o ambiente é no descarte, quando são jogadas fora indiscriminadamente, poluindo mares, lagos e rios.

Garrafas de água mineral são um enorme desperdício! Por isso é interessante ter seu próprio recipiente e encher sempre que encontrar um bebedouro / estação para encher garrafas (cada vez mais comuns em todos os lugares públicos e privados ao longo do Canadá).

3. Contrôle de Qualidade

O governo controla MUITO a água que chega em nossas torneiras. Segundo os técnicos da companhia, o controle sobre a água da torneira é muito superior e mais detalhado do que o controle sobre a água mineral vendida em garrafas. Precisa falar mais? :)

4. A “água mineral” vem da torneira, só que não é da “sua” torneira

Se você pensa que a ‘água mineral” que você compra nas garrafa vem de alguma “fonte dos milagres”, puríssima, extra-terrena, enganou-se!

A água mineral, segundo os técnicos da companhia de águas vem da... torneira!!! haha Sim, vem da torneira. Não da sua torneira, mas de alguma torneira localizada em cidades próximas à Vancouver, como por exemplo Hope.

Basta ler o que diz o rótulo da garrafinha e está tudo lá (origem, etc)

5. Preço

Sabe quanto você paga pela água que consome na sua casa? Talvez você não tenha a exata dimensão porque mora em prédio e o valor da conta d’água já está incluído na sua conta do Strata, ou você paga aluguel e o valor da água já está embutido no valor do condomínio que por sua vez está embutido no valor do aluguel .

<Parênteses para quem ainda não mora no Canadá: Aqui, ao contrário do Brasil, os inquilinos não pagam “condomínio" e “IPTU”. O valor do aluguel já inclui esses ítens, então não se consegue saber “exatamente” o valor que é pago para água, conservação de elevadores, limpeza, etc como acontece no Brasil>

Então vamos ao preço da água:

1000 litros de água no inverno custam ao proprietário de uma residência CAD 0.60 (sessenta centavos de dólares canadenses)

No verão, esses mesmos 1000 litros d’água custam CAD 0.80 (oitenta centavos de dólares canadenses).

Agora senta aí:

Sabe quanto custa UM LITRO d’água em qualquer lojinha? Pelo menos CAD 1.50 (um dólar canadense e cinquenta centavos).

Que tal??? MIL litros de água super tratada saindo da sua torneira por sessenta centavos versus UM litro de água “engarrafada”, que você não sabe de que torneira saiu, por mais que o dobro do preço. Qual a melhor opção?

6. Filtragem e Tratamento

Depois que a água é captada e armazenada, a mesma vai para Seymour, onde é realizada a filtragem.

Após a filtragem é adicionado um pouco de “chlorine” (cloro), para matar eventuais bactérias que estejam no sistema.

Além do “chlorine”, a água passa por tratamento ultra-violeta, que modifica o DNA das bactérias. Segundo o que aprendi na visita, o problema é a reprodução das bactérias. Caso nosso corpo tenha contato com uma bactéria que não se reproduz, isso não representa nenhum perigo. Daí o “ultra-violeta”, para modificar o DNA das bactérias de uma forma que elas não conseguem mais se reproduzir.

Fluor: Aqui em British Columbia não é adicionado flúor na água. No Canadá apenas Vancouver e Montreal não colocam flúor na água.

Há estudos que mostram que o flúor pode causar cancer. Enquanto não há uma certeza absoluta se o flúor pode fazer mal à saúde, os responsáveis pela água de Vancouver preferem não adicionar flúor, deixando a critério dos médicos e dentistas e decisão sobre prescrever flúor para evitar cáries.

Nascente do Rio Capilano

Antigo sistema de coleta / abastecimento de água de Vancouver

Rogers Lake. A água, que vem do degelo das montanhas, dá início à nascente do Rio Capilano

Durante essa visita técnica também aprendi como eram os “canos” antigos que levavam água para a cidade. Adivinhem como eram? Olha a foto aí: Eram feitos de madeira!!!

Além de tudo que falei sobre as águas a cidade também desenvolve nesses lagos um interessantíssimo projeto para manter a população de salmão, mas isso é assunto para um próximo post... :)

Todas essas construções (madeireiras e hotéis de luxo) existiam antigamente na área da nascente do rio Capilano. O Governo comprou todas as proproiedades para garantir que não haja uma única fonte de poluição para a água que bebemos. O sistema é totalmente “fechado” e é impossível ser contaminado pois a área não tem nenhum tipo de acesso.

Crédito para fotos: Fotos tiradas dos painéis educacionais existentes na área

Crédito para fotos: Fotos tiradas dos painéis educacionais existentes na área

Aqui nessas fotos dá para ter uma idéia do local onde eu estava (nascente do rio Capilano). O símbolo do carro na foto é o estacionamento do “Cleveland Dam”, o ponto onde o público tem acesso. À partir dali (“rio acima”) só com autorização especial e acompanhado de funcionários da Companhia de Águas.

Área de acesso exclusivo, totalmente fechada à qualquer tipo de poluição / contaminação.

Nossa água nasce aqui...

Um dos afluentes do Rio Capilano

Rogers Lake. Acima da cachoeira está o Palisade Lake, com 85 metros de profundidade. Água fria garantindo água mais pura (dificuldade para bactérias desenvolverem, baixa formação de limo e baixa formação de algas)

Curiosidades:

  • Nós, habitantes de Vancouver, usamos em média 270 litros de água por pessoa por dia. Quando são locais públicos ou industriais, o consumo é de 450 litros por pessoa por dia.

  • O uso médio per capita de água por dia é de 382 litros nos Estados Undos e de 343litros no Canadá. Somos bem “gastões”. Em terceiro lugar aparece a Itália com 250 litros por dia, seguida pela Suécia com 200 litros por dia (fonte de informação: Departamento de Águas da Cidade de Vancouver).

  • No verão o consumo quase dobra, daí ser necessário economizar mais e daí as restrições para dias de molhar os jardins, lavar carros, etc

  • As árvores coníferas deixam a água um pouco ácida. Não é ruim para a digestão mas pode estragar os dentes e corroer os canos. Por isso, na última etapa de tratamento é adicionado calcário (limestone) para que o PH da água volte a ser neutro (isso ajuda a prevenir a corrosão).

  • Por que devemos controlar nosso consumo? Porque de todo o reservatório, apenas 3% é a água que bebemos, o restante é água usada para fins menos nobres como descargas de banheiros, molhar jardins, lavar roupas, lavar carros, etc. Ou seja, é preferível deixar a grama menos “verdinha” do que ficar esbanjando / jogando fora um material tão puro e tão nobre como a nossa água.

Foto Crédito: Um dos painéis educativos da Companhia de águas nos mostra a distribuição do consumo dentro de uma residência.

Para tomar água pura, abra a torneira da água fria, deixe sair um pouquinho de água (a que está “parada” no cano) e depois beba normalmente. Se quiser eliminar algum cheiro de cloro, basta usar um dos filtros de brita (jarras) à venda em qualquer mercado, embora isso não seja necessário.

Vamos poupar água e dar o valor que ela merece. Afinal. são poucas pessoas que têm o privilégio de ter a melhor água do mundo saindo de suas torneiras!

Gostou do post? Acha que pode informar alguém? Que tal compartilhar o post com seus amigos do Facebook? :) Obrigada!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page