top of page
  • Cecilia Teixeira

Passeio de um dia à Victoria


Butchart Gardens

Quer conhecer duas das atrações mais requisitadas por quem faz uma viagem à Vancouver? Quer ir à Victoria e ao Butchart Gardens mas não sabe como chegar lá?

Em primeiro lugar saiba que... Victoria e o Butchart Gardens não ficam ali “na esquina”... Para as pessoas que estão em Vancouver e pretendem visitar essas atrações, é necessário programar com antecedência e reservar o dia inteirinho para o passeio. É um passeio que demora aproximadamente dez horas.

Muitos turistas me contactam às 11 da manhã dizendo “Eu queria ir hoje visitar o Butchart Gardens”. Ouço isso em todos os idiomas, até mesmo os Canadenses de Toronto, Montreal e Quebec . Muita gente pensa que "é tudo ali na esquina”... mas não é!

Tanto o Butchart Gardens como a cidade de Victoria (capital da Columbia Britânica) estão localizados na Ilha de Vancouver. Atenção, não confundir “Vancouver” com a “Ilha de Vancouver”!

Butchart Gardens

A cidade de Vancouver (onde moro e onde está localizada a Vancouver by Locals) fica em terra firme, banhada pelo oceano pacífico. Já a “Ilha de Vancouver” fica distante cerca de 60km da costa e tem várias atrações excelentes, incluindo Victoria, a capital da nossa província e os jardins Butchart (Butchart Gardens), famosos no mundo inteiro.

A Ilha de Vancouver (Vancouver Island) tem cerca de 460 km de comprimento e aproximadamente 100 km de largura, variando ao longo da extensão. A cidade de Victoria fica no extremo sul dessa ilha, a aproximadamente 75 quilômetros sudoeste do continente.

Victoria é a capital da província de British Columbia e foi fundada em 1843 como um forte para a companhia de peles Hudson’s Bay. É uma cidade pacata, com menos de 1 milhão de habitantes e também conhecida como“Garden City” (cidade jardim). As temperaturas são amenas durante o ano inteiro. Enquanto no Canadá as pessoas jogam hóquei em lagos congelados, em Victoria o futebol é jogado o ano inteiro em campos bem verdinhos. Há uma chuvinha quase que diária o ano inteiro (mais tipo “garoa”, mas as plantas, evidentemente, agradecem).

A primavera costuma chegar cedo em Victoria e as pessoas gostam de celebrar contando o número de flores desabrochando na cidade. Essa contagem é um evento anual que é levado muito à sério pelos moradores.

A cada ano a Camera do Comércio pede para que os moradores contem o número de narcisos (daffodils), açafrão (crocuses) e outras flores. As pessoas telefonam para as estações de radio locais informando o número alcançado. Esses números são somados e o resultado é transmitido para todo o país.

De acordo com Rick Lee, um metereologista da cidade de Victoria, chegam a desabrochar mais de 4 bilhões de flores em apenas um ano.