top of page
  • Cecilia Teixeira

Pontos Turísticos de Vancouver

A cidade de Vancouver tem tantos pontos turísticos que se eu escrever a lista toda você vai notar que vai precisar remarcar sua passagem de volta para poder ficar mais tempo aqui! :-)

Algumas pessoas acham a arquitetura moderna de Vancouver um pouco “boring”, por ser muito uniforme: Sempre lâminas de vidro, quase todas de vidro verde (o mais barato rsrsrs). Eu vou contra a maioria. Eu adoro. Prefiro prédios meio que “uniformes” mas de bom gosto do que um monte de prédios nos mais “estranhos” estilos (como via no Rio de Janeiro e em São Paulo) com vários “puxadinhos” no topo.

Então...não fale mal da arquitetura de Vancouver perto de mim porque eu vou ficar brava.... rsrsrsrs

Vancouver é a única cidade do mundo onde é possível velejar pela manhã, jogar golfe (ou andar de bicicleta) à tarde e esquiar à noite! Sim, porque temos mar, montanhas e uma das maiores redes de ciclovia da América do Norte!

Só ao longo do mar (a famosa “Seawall”) temos 28 km de "ciclovia dedicada” (por “dedicada” entenda que é uma ciclovia exclusiva, totalmente separada do tráfego de veículos e também dos pedestres).

Esquiar à noite é possível porque as pistas são iluminadas, então a coisa mais comum por aqui é a pessoa sair do College ou do trabalho e ir direto para a Grouse Mountain.

Temos atrações para todos os orçamentos e preferências, muitas delas com entrada gratuita ou custando muito pouco. Recomendo fazer um “mix” durante a sua estada: Mesclar atividades que são um pouquinho mais caras (mas que são deslumbrantes) com outras que são muito legais e não cobram acesso. Dessa forma você não “estoura" o seu orçamento e aproveita o melhor dos dois mundos! :)

Algumas pessoas já sabem que “numa outra vida” (haha) enquanto morava no Brasil, eu era arquiteta. Trabalhei mais de vinte anos com arquitetura e Interior Design. Sim, “larguei tudo” para vir para o Canadá (e não me arrependo nem por um milésimo de segundo! :)

Mas é claro.... quem gosta de arte e de arquitetura não vai deixar de gostar só porque mudou de país, não é mesmo?

Arquitetura moderna e sustentável no prédio da Simon Fraser University

Arquitetura moderna e sustentável no prédio da Simon Fraser University

O famoso Fairmont Vancouver Hotel, mais conhecido como “Hotel Vancouver”, com seu telhado inconfundível. Ficou pronto em 1939 e tem 17 andares. É um dos ótimos hotéis para se hospedar aqui na cidade, muito central e pertíssimo do porto (caso você esteja procurando um bom hotel perto do terminal de cruzeiros).

A biblioteca pública do centro de Vancouver. Projeto dos arquitetos Moshe Safdie, Richard Archambault e Barry Downs ficou pronta em 1995 (depois de dois anos de construção) e custou quarenta e três milhões de dólares.

Particularidade: Tem um jardim no “telhado” (que pode ser visto do atrium).

Este grande atrium foi a forma que os arquitetos criaram para fazer um meio termo entre a “rua” e a “biblioteca” propriamente dita. Por ser uma área coberta (numa cidade em que chove muito), torna-se um lugar de agradável permanência para encontrar amigos, ler, usar a internet. Há cafés, floricultura e outras pequenas lojinhas.

Parece um quadro? Isso é o detalhe de uma calçada.

O prédio da biblioteca visto do exterior (tem formato de um Coliseu)

Mais uma obra de arte? Sim! Isso é mais uma calçada!

Essa é uma das jóias da arquitetura local. O "Dominion Building” é um prédio comercial localizado em Gastown. Esse era o prédio mais alto do Império Britânico no ano de sua construção (1910).

A ponte Burrard, em estilo decô, foi inaugurada em 1932. Está atualmente sendo reformada e estão melhorando as faixas dedicadas a ciclistas, colocando novos parapeitos e outras benfeitorias mais.

Arquitetura super-sustentável: Nas florestas aqui da British Columbia há um tipo de besouro que come os pinheiros, e os galhos que ficam podres caem no chão.

Esses galhos que estavam no chão, apodrecendo, foram usados para fazer essas lindas luminárias no Centro de Convenções de Vancouver. São chamados “floats” (flutuadores) sugerindo que os rios conectam o interior (de onde foi retirado esse material) à costa (onde a arte está sendo exibida).

É uma criação do escultor finlandês Jaakko Pernu. Ele tem instalações em várias cidades da América do Norte mas esta é sua primeira instalação aqui no continente.

O BC Place é o nosso estádio de futebol e é também o local de grandes exibições e grandes shows (Coldplay virá aqui em setembro próximo).

É a casa do BC Lions (Canadian Football League) e do Vancouver White Caps FC.

O estádio também serviu como palco das cerimônias dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.

Foi inaugurado em 1983 e totalmente reformado depois dos jogos olímpicos (dizem que aproveitaram o lucro com as Olimpíadas para reformar o estádio para nós, moradores locais... :-)

O teto, como pode ser visto na foto, é retrátil e aberto em dias sem chuva. O custo de renovação foi de 540 milhões de dólares,

Este prédio ficou pronto no ano passado (2016). É o edifício “Telus Garden”. (A “Telus” é uma companhia canadense na área de telecomunicações) .

Vale a pena passar por ele (West Georgia St @ Richards St) e admirar o lobby. É um prédio de uso misto (comercial e residencial), tem 58 andares e a construção custou 750 milhões de dólares.

Enquanto estiver em Vancouver vai observar que quase todos os prédios têm fontes. Isso se deve à influencia oriental na cidade, onde a água em movimento é sempre símbolo de vida e de bons fluidos. :-)

O estilo decô do Vogue Theatre, um dos prédios que compõem as belas fachadas da Granville Street.

Construído no final dos anos 20 em estilo decô, o “Commodore Ballroom” era o lugar mais importante para shows aqui na cidade. Vários artistas notáveis se apresentaram aqui, entre eles Sammy Davis Jr., Duke Ellington, U2, Coldplay, Sting, Red Hot Chilli Peppers, Nirvana, etc. Este ano está previsto um show sobre Michael Jackson. Adivinha quem já tem tíquetes para ir???? Yes!!!!!! :-)

Aquele tipo de lugar em que até tampa de bueiro é obra de arte! Esta é de autoria de Susan Point, uma artista First Nations que tem importantes obras em todo o Canadá. Quando chegar no aeroporto de Vancouver, repare nas duas grandes esculturas de madeira que guarnecem a escadaria de acesso à área de imigração (onde você vai mostrar seu passaporte aos oficiais). As esculturas que você verá no aeroporto são dessa mesma artista.

Essa é a nossa Galeria de Arte. Vai se mudar em breve mas antes de ser Galeria de Arte era a Corte de Justiça.

Foi reformada en 1983 pelo arquiteto Arthur Erickson (que também projetou os novos prédios da Corte de Justiça).

Em estilo neoclássico, o projeto original (da Corte de Justiça) é do arquiteto Francis Rattenbury, o mesmo que projetou o Parlamento em Victoria e o Empress Fairmont Hotel também em Victoria,

Orpheum: É a “casa” da Orquestra Sinfônica de Vancouver. Foi inaugurado em 1927

O Marine Building é a jóia decô da cidade. Durante uma época era o mais alto prédio do império britânico. Quando foi construído (1930) era o mais alto edifício da cidade. Ficou pronto logo depois da grande depressão de 1929 e faliu, então foi vendido à Família Guiness (a mesma que construiu a Ponte Lions Gate).

Quando passar por lá, observe que junto ao topo há os lugares para prender zepelins. Mas, os zepelins nunca chegaram a “estacionar” no alto do edifício. :-)

A fachada do Marine Building.

Detalhe de um restaurante em puro estilo decô, num dia chuvoso aqui de Vancouver

Detalhe do Marine Building

Hall dos elevadores (são cinco elevadores) em estilo decô tem detalhes em bronze e quando foram construídos eram aos mais rápidos do continente (excluindo-se os de New York).

Viu só quanta coisa interessante a cidade tem? É por isso que temos um tour dedicado exclusivamente aos amantes da arquitetura e das artes.

Neste tour você vai saber mais não só sobre a arquitetura moderna na cidade, mas também sobre os diversos estilos do passado e que são muito bem mantidos pelos proprietários e pelos órgãos oficiais da cidade.

O que falta agora?

Falta você entrar em contato conosco e reservar seu passeio por Vancouver! :-)

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page