top of page
  • Cecilia Teixeira

Ganhando dinheiro em Vancouver


É cada vez maior o número de brasileiros trocando a insegurança e a violência no Brasil por um futuro promissor no Canadá. É muito bom que a nossa comunidade de brasileiros aumente, pois assim podemos ter a facilidade de encontrar um profissional que entende a nossa língua e conhece os nossos hábitos culturais.

Porém...

Algumas pessoas não fazem um planejamento bem feito e quando chegam aqui descobrem que a vida é mais cara do que imaginavam. Descobrem que é difícil encontrar apartamento e que os preços são bem altos. Descobrem que é difícil encontrar um trabalho interessante se dispõem de apenas 20 horas por semana (é o que manda a lei para quem veio com visto de estudante). Descobrem que um “choppinho” custa bem mais caro que no Brasil, descobrem que a taxa aqui é de 12.5% sobre os produtos e descobrem que a gorjeta em bares, restaurantes, cabeleireiros, táxis, etc é de no mínimo 15%.

Aí... o bolso começa a “doer" e a pessoa começa a tentar “se virar” para ganhar dinheiro “extra".

E então.... alguns brasileiros começam a oferecer coisas inadmissíveis aqui no Canadá, como é o caso do transporte ilegal de passageiros.

Aqui no Canadá, para poder receber dinheiro para levar apenas uma pessoa (ou um grupo) de um ponto “A” para um ponto "B” é preciso que:

  1. O motorista tenha carteira de habilitação “Classe 4" (a categoria de motorista profissional)

  2. Seja obtida uma licença para o transporte de passageiros dada pelo Ministério dos Transportes do Canadá. Esta licença é dificílima de ser obtida porque o governo quer ter certeza absoluta da idoneidade e da qualidade do prestador dos serviços

  3. O transportador possua um carro novo. Há um limite para a idade máxima do veículo e carros que não se enquadram não podem transportar passageiros (aqui não tem taxi velho caindo aos pedaços como tem no Brasil... já entendeu agora a razão??)

  4. Seja feita vistoria no veículo a cada 6 meses numa "agencia de segurança" credenciada pelo Ministério dos Transportes do Canadá. Essa vistoria é cara, bastante detalhada e demorada, e checam “tudo” no carro. Até se o carro for "zero km” e tiver acabado de sair da concessionária tem que passar por essa vistoria e receber o selo

  5. É preciso um seguro especial para o transporte de passageiros. O ICBC é o único órgão que faz seguro de automóveis na nossa província, e ao contrário do Brasil, onde pesquisamos com qual seguradora faremos o seguro do carro, aqui só tem uma, é controlada pelo governo e em caso de acidente em veículo sendo usado de forma irregular o ICBC (seguradora) não paga nada. Para se ter uma idéia, o seguro de carro que transporta passageiros custa exatamente o DOBRO do “seguro comum” de carro de passeio.

Resumindo:

Para quem está oferecendo transporte irregular:

Se você veio para cá e acha que aqui “vale tudo” e que você vai continuar “dando um jeitinho” e fazendo coisas erradas como é comum no Brasil e acha que “nada de mal” vai te acontecer, saiba:

1. Transporte de passageiros sem licença é ilegal. Se você for pego você irá pagar uma multa enorme e...

  • Se já tem cidadania canadense, além do pagamento da multa, e dependendo da infração, poderá ser preso.

  • Se você já é Permanent Resident e for pego fazendo esse tipo de serviço, acontecerá um processo e uma anotação no seu perfil que poderá impossibilitar seu pedido de cidadania canadense, pois quando você solicita a cidadania, uma das perguntas que terá que responder é “Você já foi ou está sendo processado?”

  • Se você for estudante ou tem work permit, e já tem carteira de motorista canadense, sua carteira poderá ser retida e você poderá ser deportado pois está agindo ilegalmente

  • Se você está estudando inglês e fazendo esses “bicos” com carteira de motorista brasileira, aí então você está completamente lascado. O aeroporto é logo ali e não tem choro nem vela. Estudante de curso de inglês não pode trabalhar e ponto final. É deportação certa.

2. Em caso de acidente, o motorista terá que pagar TODAS as despesas não só com o carro mas também com todos os envolvidos. Pare para pensar: Se você está fazendo “qualquer negócio” (inclusive “negócio” totalmente irregular) para “defender” algumas migalhas de dólares canadenses, você terá dinheiro suficiente para cobrir custos com hospitalização e recuperação dos passageiros e dos ocupantes de outros veículos?

3. Já soube de pessoas que usaram transporte irregular e “passaram sufoco” no retorno do Joffre Lakes porque tinha muita neve e tal e tal. Acabou tudo bem, por sorte. E se o desfecho tivesse sido outro? Quem iria assumir as despesas desses passageiros? O ICBC com certeza não seria porque o ICBC (Insurance Corporation of British Columbia) não cobre TRANSPORTE PIRATA.

4. Se você é “consultor de imigração” ou tem "agencia de intercambio" ou de “vistos", etc, muito cuidado antes de fazer “parceria” com quem não tem licença adequada para prestar o serviço de transporte de passageiros. Você ganha uma comissãozinha aqui, outros vinte dólares acolá, mas o prejuízo para sua imagem e para sua empresa poderá ser incomensurável em caso de algum problema. Não compensa. Faça como as agências sérias e use transporte de empresas legalizadas.

5. Para você que está tentando “se virar”: Quer ganhar dinheiro? Faça QUALQUER atividade que não burle a lei, especialmente a lei de transporte de passageiros que é uma das mais sérias e complicadas que temos aqui no Canadá. Leve cachorros para passear, venda artesanato feito por você ou por seu/ sua parceiro (a), faça enfeite para festa de criança, faça suéteres e gorros de tricô para vender, faça fotografias e tente venda-las, pinte um quadro, pinte uma aquarela, crie um canal no Youtube, escreva um blog.

Faça qualquer coisa mas não brinque com transporte, nem atendimento de saúde, nem carreiras técnicas se você não tiver validado seu diploma brasileiro e se não pertencer ao órgão de classe daqui.

Para quem está vindo para Vancouver:

1. A forma mais econômica de se deslocar do aeroporto até o hotel ou homestay é o TRANSPORTE PÚBLICO. O Skytrain leva você do aeroporto até o centro da cidade em apenas 25 minutos sem QUALQUER tipo de perigo, seja durante o dia seja tarde da noite. Pode utilizar SEM SUSTO. Transporte limpo, de qualidade e preço barato. Se quiser informação de transporte público pode me perguntar que explico COM PRAZER.

2. Se você acha que vai chegar cansado (a) e tem muitas malas e prefere mais conforto, pegue um TAXI.

Aqui os taxis são super fiscalizados, não existe taxímetro adulterado como é comum o Rio e em São Paulo.

Os carros aqui não têm “gás” como no Brasil, então os bagageiros são ENORMES e cabem TODAS as malas. A maioria dos carros é do tipo “minivan”.

No aeroporto basta seguir as placas “TAXI” e eles estarão lá aguardando e, o preço do aeroporto para as regiões de Vancouver / Grande Vancouver é TABELADO, então ninguém vai “enrolar” você e na remota hipótese de alguém tentar te enrolar todos os carros têm o telefone de reclamações afixado no vidro e o número do veículo na frota e o nome da empresa. Dentro do carro tem ainda o nome e a foto do motorista.

3. Se você não quer transporte público nem taxi e quer alguém já lá dento do aeroporto com uma plaquinha com seu nome escrito já aguardando você e/ou sua família, poderá optar pelo transporte personalizado. Quando alguém oferecer transporte para você, pergunte se é uma empresa registrada e legalizada e peça o comprovante da licença da companhia. Se não tiver, saia fora porque você poderá estar comprando problemas.

Bem vindos a Vancouver, a melhor cidade do mundo! :) (E olha que já estive em 32 países!)

Gostou do que leu? Se compartilhar este post na sua página do Facebook e nos grupos que você pertencer você vai concorrer a um tour TOTALMENTE GRÁTIS com 5 horas de duração até a "Sea to Sky Gondola” com ingresso INCLUÍDO.

Vancouver by Locals, uma empresa brasileira no Canadá totalmente legalizada e regulamentada e que atende às melhores agências brasileiras, inclusive às da Rede Virtuoso terá muito prazer em atender você e sua família seja aqui em Vancouver, Whistler, Victoria, Okanagan Valley, Rochosas, etc.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page