Ano Novo Chinês em Vancouver

Chinese New Year. Ano do Cachorro.

Se você está em Vancouver nesse mês de fevereiro, não perca as celebrações para comemoração do Ano Novo Chinês. É um programa interessantíssimo para todas as idades.

Conforme você já deve ter notado, Vancouver possui uma grande comunidade chinesa. As principais razões para isso remontam à construção da estrada de ferro que uniu o Canadá de leste à oeste (eram necessários muitos operários e a mão-de-obra chinesa era muito barata), e também à Hong Kong ter deixado de ser uma Colônia Britânica (muitos chineses ricos ficaram com receio do que poderia acontecer com suas fortunas e trouxeram o dinheiro para o Canadá, mais especificamente para Vancouver).

Mas… essa parte histórica não dá para resumir num parágrafo, então se você quiser saber mais sobre a imigração Chinesa e como ela influencia a arquitetura da nossa cidade, reserve um tour privado conosco e contaremos tudinho! :)

Dez por cento da população da British Columbia é composta por chineses.

Aqui em Vancouver os chineses representam quase 20% da população, o que faz com que muitos serviços públicos (especialmente clínicas e hospitais) tenham avisos e placas de sinalização com os caracteres chineses.

Quantos chineses vivem em Vancouver?

Em números absolutos Vancouver tem a segunda maior colônia chinesa do Canadá, com aproximadamente 400 mil membros.

Quantas pessoas participam do desfile do New Year Chinese Parade?

Aproximadamente três mil pessoas participam do desfile que marca o Ano Novo Chinês. Há muitas bandas, danças, brindes e algumas vezes uma serpente mecanizada!

O que estará sendo celebrado:

O início do Ano do Cachorro.

O que o Cachorro representa no horóscopo chinês?

O cachorro representa lealdade e honestidade.

Alguma cor em especial?

Você irá reparar que a cor vermelha predomina nas lanternas, roupas e enfeites. Segundo a tradição chinesa, a cor vermelha traz boa sorte. Então… se você quiser atrair boa sorte nesse novo ano chinês, comece usando alguma roupa ou acessório vermelho. Pode ser até a nossa Maple Leaf! Afinal, quer mais sorte do que estar morando ou passeando no Canadá?

Quando será o desfile?

Domingo, dia 18 de Fevereiro.

Qual será o horário do desfile?

Começa às 11am mas recomendo que chegue bem antes porque fica muito cheio. No ano passado compareceram cerca de cem mil pessoas. O desfile está previsto para encerrar à 1.30pm.

Qual o local onde será realizado o desfile? Qual o percurso?

O desfile começa no “coração” de Chinatown: Na Millennium Gate, localizada na West Pender Street, em Vancouver.

Segue pela West Pender Street indo na direção leste, vira na direção sul na Gore Street e retorna pela Keefer Street. O final do desfile acontece na confluência das ruas Keefer e Abbott.

Millennium Gate (West Pender Street)

O que fazer depois do desfile:

1. Quando o desfile acabar, não deixe de percorrer as ruas do bairro vendo o leão chinês pegar a alface que fica pendurada na porta das lojas. É uma tradição para trazer boa sorte e bons negócios para o estabelecimento.

A alface (ou qualquer outra verdura “verde”) fica pendurada na entrada das lojas

O leão chinês pegando a alface. Atraindo sorte e prosperidade para o estabelecimento.

2. Depois do desfile aproveite para almoçar num dos inúmeros restaurantes asiáticos da região. Sugestões: Pidgin Restaurant (350 Carrall St.); Gold Stone Bakery & Restaurant (139 Keefer St.); Bao Bei (163 Keefer St).

3. Jardim Clássico Chinês com entrada grátis:

Aproveite que estará em Chinatown para visitar o Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden na 578 Carrall Street (das 10am às 4pm).

A entrada é gratis mas se você for também na parte dos jardins onde é preciso pagar a entrada, terá uma experiência ainda mais memorável pois poderá ver ângulos muito mais bonitos, além de mobiliário e objetos de época.

Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden

Mobiliário de época. Sabe por que tem relevo de morcegos neste móvel? Faz um tour conosco que a gente conta! :)

Se você for ao desfile “Chinese New Year Parade", coloque suas fotos no Instagram com a hashtag #VancouverByLocals e estará concorrendo a um passeio GRÁTIS para ver as tulipas no mês de abril. :)

Gostou do post? Que tal compartilhar com seus amigos? Obrigada! :)

Feliz Ano Novo Chinês para você!

Featured Posts