top of page
  • Cecilia Teixeira

Ano Novo Chinês em Vancouver

Chinese New Year. Ano do Cachorro.

Se você está em Vancouver nesse mês de fevereiro, não perca as celebrações para comemoração do Ano Novo Chinês. É um programa interessantíssimo para todas as idades.

Conforme você já deve ter notado, Vancouver possui uma grande comunidade chinesa. As principais razões para isso remontam à construção da estrada de ferro que uniu o Canadá de leste à oeste (eram necessários muitos operários e a mão-de-obra chinesa era muito barata), e também à Hong Kong ter deixado de ser uma Colônia Britânica (muitos chineses ricos ficaram com receio do que poderia acontecer com suas fortunas e trouxeram o dinheiro para o Canadá, mais especificamente para Vancouver).

Mas… essa parte histórica não dá para resumir num parágrafo, então se você quiser saber mais sobre a imigração Chinesa e como ela influencia a arquitetura da nossa cidade, reserve um tour privado conosco e contaremos tudinho! :)

Dez por cento da população da British Columbia é composta por chineses.

Aqui em Vancouver os chineses representam quase 20% da população, o que faz com que muitos serviços públicos (especialmente clínicas e hospitais) tenham avisos e placas de sinalização com os caracteres chineses.

Quantos chineses vivem em Vancouver?

Em números absolutos Vancouver tem a segunda maior colônia chinesa do Canadá, com aproximadamente 400 mil membros.

Quantas pessoas participam do desfile do New Year Chinese Parade?

Aproximadamente três mil pessoas participam do desfile que marca o Ano Novo Chinês. Há muitas bandas, danças, brindes e algumas vezes uma serpente mecanizada!

O que estará sendo celebrado:

O início do Ano do Cachorro.

O que o Cachorro representa no horóscopo chinês?

O cachorro representa lealdade e honestidade.

Alguma cor em especial?

Você irá reparar que a cor vermelha predomina nas lanternas, roupas e enfeites. Segundo a tradição chinesa, a cor vermelha traz boa sorte. Então… se você quiser atrair boa sorte nesse novo ano chinês, comece usando alguma roupa ou acessório vermelho. Pode ser até a nossa Maple Leaf! Afinal, quer mais sorte do que estar morando ou passeando no Canadá?

Quando será o desfile?

Domingo, dia 18 de Fevereiro.

Qual será o horário do desfile?

Começa às 11am mas recomendo que chegue bem antes porque fica muito cheio. No ano passado compareceram cerca de cem mil pessoas. O desfile está previsto para encerrar à 1.30pm.

Qual o local onde será realizado o desfile? Qual o percurso?

O desfile começa no “coração” de Chinatown: Na Millennium Gate, localizada na West Pender Street, em Vancouver.

Segue pela West Pender Street indo na direção leste, vira na direção sul na Gore Street e retorna pela Keefer Street. O final do desfile acontece na confluência das ruas Keefer e Abbott.

Millennium Gate (West Pender Street)

O que fazer depois do desfile:

1. Quando o desfile acabar, não deixe de percorrer as ruas do bairro vendo o leão chinês pegar a alface que fica pendurada na porta das lojas. É uma tradição para trazer boa sorte e bons negócios para o estabelecimento.

A alface (ou qualquer outra verdura “verde”) fica pendurada na entrada das lojas

O leão chinês pegando a alface. Atraindo sorte e prosperidade para o estabelecimento.

2. Depois do desfile aproveite para almoçar num dos inúmeros restaurantes asiáticos da região. Sugestões: Pidgin Restaurant (350 Carrall St.); Gold Stone Bakery & Restaurant (139 Keefer St.); Bao Bei (163 Keefer St).

3. Jardim Clássico Chinês com entrada grátis:

Aproveite que estará em Chinatown para visitar o Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden na 578 Carrall Street (das 10am às 4pm).

A entrada é gratis mas se você for também na parte dos jardins onde é preciso pagar a entrada, terá uma experiência ainda mais memorável pois poderá ver ângulos muito mais bonitos, além de mobiliário e objetos de época.

Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden

Mobiliário de época. Sabe por que tem relevo de morcegos neste móvel? Faz um tour conosco que a gente conta! :)

Se você for ao desfile “Chinese New Year Parade", coloque suas fotos no Instagram com a hashtag #VancouverByLocals e estará concorrendo a um passeio GRÁTIS para ver as tulipas no mês de abril. :)

Gostou do post? Que tal compartilhar com seus amigos? Obrigada! :)

Feliz Ano Novo Chinês para você!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page