top of page
  • Cecilia Teixeira

Melhor época do ano para visitar Vancouver

É comum recebermos mensagens perguntando “Qual a melhor época do ano para visitar Vancouver?"

Vancouver tem a enorme vantagem de não ter temperaturas extremas. Nosso verão nunca é “muito quente”, especialmente quando comparado ao verão brasileiro. Aqui a temperatura média no verão é de 22°C e raramente chega aos 28°C.

Da mesma forma, nosso inverno não é rigoroso, não podendo ser sequer comparado ao inverno do restante do Canadá, onde em algumas cidades as temperaturas chegam a atingir os trinta e cinco graus negativos. A temperatura de Vancouver no inverno fica em torno de 6°C, sendo muito raro termos temperaturas abaixo de zero.

Vancouver é conhecida e celebrada como sendo uma cidade com temperaturas aprazíveis durante o ano inteiro.

À seguir vamos mostrar mês a mês o que pode ser esperado em termos de turismo em Vancouver, para que você possa programar sua viagem com mais segurança, sabendo o que irá encontrar:

Janeiro

No dia 1 de janeiro é realizada uma competição muito engraçada: O “Polar Bear Swim” é um evento onde as pessoas se fantasiam, ou usam apenas trajes de banho, e fazem um mergulho coletivo nas águas geladas da Baía Inglesa (“English Bay”). Se você quer experimentar a sensação de mergulhar em água gelada para “descarregar as energias” e começar o ano com o pé direito, Vancouver é o local ideal.

Esportes de neve: Temos três montanhas localizadas aqui “ao lado” da cidade, sendo que uma delas é atingida em apenas 20 minutos de carro ou ônibus. Se você gosta de esqui ou snowboard, Vancouver é a cidade ideal para vir passar alguns dias nas férias. Você vai ter a oportunidade de estar num local cosmopolita (com todas as lojas, cinemas, teatros, galerias de arte) e ainda terá três montanhas para se esbaldar na neve, seja apenas para “brincar”, ou para andar de “snowshoes” (caminhadas na neve com uma “raquete” apropriada presa ao seu calçado), ou ainda deslizar nas montanhas praticando esqui ou snowboard.

Além das três estações de esqui de Vancouver (Grouse Mountain, Seymour e Cypress), você tem ainda a opção de passar alguns dias em Whistler-Blackcomb, ou até mesmo ir e voltar no mesmo dia (entre em contato conosco para orçamento). Whistler é a maior estação de esqui da América do Norte e conta com mais de 200km de pistas.

Para os amantes da gastronomia, em janeiro temos o “Dine Out Vancouver Festival” onde é possível jantar em lugares maravilhosos com preços reduzidos. Uma excelente oportunidade de ganhar alguns quilos à mais e manter a conta bancária sem muita alteração.

Vantagens especiais de Janeiro em Vancouver: Além de desfrutar um cenário maravilhoso, irá encontrar maior opção de hotéis e preços atrativos por se tratar de baixa estação.

Desvantagens: Escurece cedo (em torno das 17 horas já é noite fechada) e costuma chover quase diariamente (na realidade não é chuva, é mais uma “garôa”), daí a cidade ser apelidada de “Vanchouver” ou “Raincouver”.

Janeiro em Vancouver

Fevereiro

Em fevereiro as temperaturas são parecidas com o mês de janeiro, sendo que já começamos a notar um aumento de número de horas de luz natural. O dia “rende mais”, mas ainda não rende muito.

Visitar Vancouver em Fevereiro é uma oportunidade de assistir as celebrações do “Ano Novo Chinês”. A comunidade chinesa em Vancouver é a maior do Canadá e não é à toa que Vancouver é muitas vezes chamada de “Hongcouver” (em referência ao grande número de imigrantes vindos de Hong Kong).

A Parada do Ano Novo Chinês, realizada no segundo domingo de Fevereiro, deve constar no calendário de todo turista que nos visita nessa época. As calçadas ao longo do trajeto ficam lotadas de moradores e também de turistas que vêm de todos os cantos do mundo para celebrar esse grande evento cultural.

14 de fevereiro é o Dia dos Namorados na América do Norte e várias lojas e restaurantes fazem promoções para você celebrar melhor essa data. Nada mais romântico do que convidar sua cara metade para vir celebrar o Dia dos Namorados aqui em Vancouver!

Em fevereiro temos também o Festival Internacional de Vinhos. Vinícolas do mundo inteiro apresentam seus produtos em estandes elaborados e onde você poderá provar todos os vinhos exibidos e ainda comprar exemplares únicos à preços “direto do produtor”. Para os enólogos e os amantes de vinho em geral, fevereiro é um dos melhores meses para visitar Vancouver. Os restaurantes aproveitam o evento para apresentar menus especiais harmonizações / menus especiais.

Desvantagem: Por fevereiro ser um mês curto, significa que você tem dias à menos para desfrutar nossa bela cidade! :)

Vancouver em fevereiro

Março

Em março há várias celebrações acontecendo na cidade, sendo a mais importante delas a chegada da primavera!!! A primavera aqui é extensivamente celebrada e será possível ver as floes começando a brotar e as árvores já com as folhinhas recém-nascidas enfeitando os galhos, que ficam “pelados” durante o inverno.

O dia 8, Dia Internacional da Mulher, é bastante festejado, com palestras, workshops, almoços e “happy-hour”.

Em março comemoramos também o “Dia de São Patrício” (St. Patrick’s Day). Às vezes há uma Parada para celebrar a data, outras vezes o governo acha melhor economizar e não realiza a Parada. Mas, de qualquer forma, a Rua Granville fica fechada ao tráfego e várias atividades acontecem lá. Muitas pessoas de fantasiam de verde (até os cachorros!) e os bares ficam abertos até altas horas, dando espaço à muita música, bebida, risadas e alegria.

Em março há um período de férias para as crianças em idade escolar (o “Spring Brake”). Se você vai visitar Vancouver com crianças, este é um período excelente, pois há uma série de atividades nos parques destinadas aos pequenos.

Desvantagem: Se vier durante o “Spring Brake”, por um lado as crianças vão aproveitar a grande quantidade de atividades dedicadas à eles, mas por outro lado poderá encontrar preços superiores aos dos meses anteriores.

Abril

Um dos melhores meses para visitar a Vancouver. Preços estão ainda com tarifas de “baixa estação”, já escurece mais tarde, chove menos (comparado com o inverno) e você poderá curtir uma cidade inteiramente florida, culminando com o “Festival das cerejeiras em flor” (Cherry Blossom Festival).

A Páscoa também é celebrada aqui, embora não se compare com a quantidade e tamanho dos ovos de Páscoa que são vistos no Brasil. Para os católicos, vale conferir a Missa de Páscoa na nossa Catedral Católica. A maioria das igrejas de Vancouver é anglicana, mas temos uma Catedral Católica muito bonita e que vale à pena ser visitada.

Num país super preocupado com ecologia e que respeita tremendamente o meio ambiente, o “Dia da Terra” também não foge à regra: É celebrado com vários eventos culturais, palestras e filmes em toda a cidade.

Desvantagem: Nenhuma

Maio

Mês ma-ra-vi-lho-so para visitar Vancouver!

Dias mais longos (pôr-do-sol em torno das 21 horas) com a cidade toda colorida pelas flores e com as pessoas sorridentes na expectativa de chegada do verão. A cidade tem perfume de flores!

Para os interessados em correr uma maratona, Vancouver é a oportunidade ideal para correr admirando um dos cenários mais bonitos entre as cidades que organizam maratonas, além de contar com temperaturas extremamente agradáveis e pessoas super amáveis e animadas torcendo por você durante todo o percurso.

Maio também é o mês para os amantes da música, pois é o mês de realização do “Vancouver Opera Festival”.

Uma excelente atração localizada à poucos quilômetros de Vancouver é o Festival de Tulipas (nós levamos você até lá). Pensou que para ver tulipas tinha que viajar para a Holanda? Não precisa! Nossos campos de tulipas são espetaculares!

Os cruzeiros com destino ao Alasca começam a partir do nosso Terminal de Cruzeiros mas não recomendamos uma viagem para o Alasca nessa época.

Desvantagem: Nenhuma

Junho

O mês de junho conta com o Vancouver Jazz Festival e com o festival de cervejas artesanais. Olha que combinação boa!

É um dos melhores meses para visitar a cidade! Por-do-sol em torno das 22 horas, o dia “rende” tanto que cada dia aqui parece que são dois (é possível fazer muitos passeios/atividades). A cidade fica “viva” com a presença de milhares de turistas, as trilhas para caminhadas em excelente estado de conservação, e melhor dos mundos: Praticamente não chove.

No dia 21 comemoramos o “Summer Solstice”, ou seja, o início oficial do verão! Sem dúvida alguma, um dos melhores meses para programar seu passeio à Vancouver.

Desvantagem: Muita demanda, hotéis com preços altos e é necessário fazer reservas de hotéis e passeios com bastante antecedência.

Julho

Dia 1 de julho é feriado no Canadá e se você estiver aqui nesta época vai ver um país em festa. Nessa data celebramos o “Dia do Canadá” (Canada Day) e há shows gratuitos em vários locais da cidade além de uma magnífica queima de fogos junto ao Canada Place.

Mês fantástico para visitar Vancouver, pois a impressão que temos é que “tudo acontece” em julho. Além dos passeios locais, nossos clientes também apreciam os passeios de dia inteiro à cidades próximas, como Victoria e os Jardins Butchart (em seu apogeu nessa época do ano). O passeio de dia inteiro à Whistler leva você para conhecer cachoeiras, lagos cor de esmeralda e muito mais.

Um dos eventos que mais atrai visitantes à Vancouver é o “Celebration of Light”, onde três países anualmente disputam o título de melhor espetáculo de queima de fogos, que aqui não é apenas a queima de fogos em si, mas um espetáculo coordenado, pois os fogos são acompanhados de uma trilha sonora e esta trilha sonora também faz parte do julgamento. Esse evento acontece no último sábado de julho, na primeira quarta-feira de agosto e no primeiro sábado de agosto.

Se você quer combinar uma viagem à Vancouver com um cruzeiro pelo Alasca, julho é mês ideal para isso, pois as temperaturas no Alasca já estarão mais “aprazíveis” . :)

Desvantagem: Muita demanda, hotéis com preços mais altos e é necessário fazer reservas de hotéis e passeios com bastante antecedência.

Agosto

Agosto começa com a continuação do “Celebration of Light”, na primeira quarta feira do mês. Por favor leia mais detalhes sobre o “Celebration of Light” na parte do texto relativa ao mês de julho.

Em agosto recebemos milhares de pessoas que vêm para participar, ou apenas assistir, à "Pride Parade” ("Parada do Orgulho Gay”). Sem duvida nenhuma a “Pride Parade” de Vancouver é uma das mais cheias, animadas e de “alto-astral” existentes no mundo. Venha até aqui e confira o clima maravilhoso, pois, felizmente, aqui as pessoas são muito respeitadas, independentemente da sua opção sexual, raça e crença religiosa. O melhor local para curtir todos os GLS que estão na cidade é a “Davie Street”, uma rua tão especial em que até a faixa de pedestres, ao invés de ter listras brancas, é pintada com as cores do arco-íris.

Nosso Primeiro Ministro costuma comparecer na Pride Parade, e se você estivar por aqui, será uma oportunidade de tirar um “selfie” com o Primeiro Ministro do Canadá bem pertinho.

Desvantagem: Muita demanda, hotéis com preços mais altos e é necessário fazer reservas de hotéis e passeios com bastante antecedência.

Setembro

Em setembro temos uma Feira na PNE, um grande parque de diversões com atrações diversas, especialmente shows musicais e barracas com comidas diferentes e deliciosas.

Setembro é também o mês do “Festival de Cinema de Vancouver” (Vancouver International Film Festival). Um dos apelidos de Vancouver é “Hollywood do Norte”, porque somos o terceiro maior produtor de filmes do mundo (Los Angeles em primeiro lugar e Nova Iorque em segundo lugar). As pessoas aqui são, em sua maioria, apaixonadas por cinema e vários estúdios de edição são localizados aqui na cidade.

Para quem gosta de “mega shows”, setembro é a época ideal. Recebemos anualmente os melhores artistas do mundo, e, certamente, em setembro você encontrará um grande show musical acontecendo na cidade.

Desvantagem: Ainda há uma certa pressão nos preços mas já fica mais fácil para reservar hotéis e passeios.

Outubro

Uma das épocas em que o Canadá fica mais bonito, e Vancouver não hoje à regra: As cores de outono começam a “tingir” a cidade de vermelho, com a folhagem mudando de cor.

Em minha opinião, um dos melhores meses para visitar a cidade, especialmente se você tiver interesse em fotografia.

No Canadá comemoramos o “Thanksgiving” (Dia de Ação de Graças), em geral no terceiro domingo fe outubro. Note que a data aqui no Canadá é diferente do “Thanksgiving” dos Estados Unidos. Uma outra diferença é que aqui não temos os super descontos da “Black Friday” americana, embora alguns lojistas coloquem essa frase como “promoção" para suas vendas.

Uma curiosidade: O nosso dia de comprar tudo muito mais barato aqui em Vancouver é o dia 26 de dezembro (chamado aqui de “Boxing Day”). Nessa data os descontos chegam até 75%.

Sendo um mês já considerado fora da “alta estação”, é seguramente um dos melhores períodos para visitar Vancouver: Dias ainda são longos, não faz quase frio, há muito menos turistas e os preços ficam mais baixos devido à menor demanda.

Desvantagem: Nenhuma

Novembro

Em novembro temos a celebração do Halloween. Se você curte admirar casas e portarias de prédios com decoração caprichada para celebrar o “Dia das Bruxas”, pode programar uma viagem para Vancouver nesse período e não irá se arrepender. Para quem tem crianças a data é especialmente maravilhosa, pois os pequenos poderão pegar o baldinho e caminhar pelas calçadas pegando suas prendas, no popular “trick or treat”.

Desvantagem: Já é um mês com menos horas de luz natural, já faz um certo friozinho (em torno de 6°C) e, em geral, há uma garôa quase que diária, obrigando o uso de capuz impermeável ou guarda-chuva (embora isso não seja uma “garantia”, porque em novembro de 2019 estamos tendo um dia de sol atrás do outro).

Dezembro

Época do “Christmas Market”, onde você poderá comprar enfeites e as crianças podem desfrutar de várias atividades natalinas. Temos ainda o “Festival de Luzes” (Festival of Lights), um evento ao ar livre com milhares de luzinhas criando um “mundo encantado"

Para os pequenos dezembro tem "a casa do Papai Noel” na Montanha Grouse, o trenzinho de Natal do Stanley Park, os ringues de patinação, e os shoppings inteiramente decorados.

O Natal é celebrado mas sem o “comprismo” existente nos Estados Unidos e no Brasil. Aqui quase não se compra presentes para o Natal, não existem aquelas listas intermináveis que não acabam nunca, nem shoppings abarrotados na véspera do Natal. Aqui o Natal é mais uma celebração com amigos e familiares do que compra, comprar, comprar.

Mas.... no dia seguinte ao Natal... aí sim! O “Boxing Day” (dia 26 de dezembro) é o dia em que todas as lojas entram em liquidação e é possível comprar muita coisa boa com até 75% de desconto!!! As lojas ficam cheias, as ruas ficam abarrotadas, mas é tudo muito organizado e muito seguro. Você pode comprar seu computador ou laptop e caminhar pela rua com a caixa, enquanto conversa no seu celular último modelo e enquanto exibe seu relógio de ouro. Sem problema algum. Pode pegar ônibus, taxi ou skytrain (nome que damos ao nosso metrô) sem nenhum risco!

Para quem quer renovar o guarda-roupas e comprar eletrônicos, vale planejar um passeio à Vancouver durante o “Boxing Day”.

Desvantagem: Apesar da vantagem das compras com desconto no dia 26 de dezembro, o réveillon aqui é “desanimado”. Não há “grandes celebrações” na virada do ano, os moradores em geral viajam para destinos mais quentes (sendo Havaí e México os preferidos), ou, quando ficam aqui, celebram em casa com poucos amigos. Se você gosta de festas, fogos de artifício, etc melhor programar outro destino para a virada do ano.

Decidiu qual o melhor mês? Difícil escolher, não é mesmo?

Gostou do post? Que tal compartilhar na sua página do Facebook ou Instagram? Obrigada! :)

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page