Marine Building: Uma jóia da arquitetura em Vancouver
O Marine Building, em estilo art déco, foi o edifício mais alto de todo o Império Britânico e preservou esse título durante uma década, até que o Hotel Vancouver tomou seu lugar em 1939.
Acima o Marine Buikding visto da água, cerca de 1930.
Os arquitetos tiveram a intenção de criar o prédio como se fosse um penhasco despontando no mar.
O terreno onde o prédio foi construído foi adquirido em 1928 por $300 mil dólares.
A construção teve início em 13 de março de 1929 e a obra foi concluída em 7 de outubro de 1930.
O prédio foi construído por G.A. Stimson and Company mas a construção custou muito mais do que o orçamento previsto, e a firma construtora decretou falência em 1931. O orçamento previsto para a construção era de $1.1 milhões de dólares.
A empresa construtora, que já tinha desembolsado $2.3 milhões de dólares na construção, vendeu o prédio por apenas $900 mil dólares, tendo arcado com um enorme prejuízo.
Naquela época, o prédio foi oferecido para a cidade de Vancouver, que poderia ter feito ali sua prefeitura ou escritórios, mas a oferta foi recusada. Quem comprou essa maravilha por um “precinho de banana” (note que o prédio já tinha custado 2.3 milhões de dólares e estava sendo ofertado por apenas 900 mil), foi a British Pacific Building Co. (uma das empresas pertencentes à Família Guinness, sim aquela mesma família da famosa cerveja).
A Família Guinness fez um excelente negócio ao adquirir o prédio por 900 mil dólares. Em 2016 o valor do prédio era de $90 milhões de dólares!
Há cinco elevadores que devem fazer parte de sua visita, pois há um riquíssimo trabalho de marchetaria que utiliza 12 variedades de madeiras locais.
A decoração exterior tem motivos de fauna e flora, algumas vezes em tom de verde-oceano e detalhes dourados.
As paredes do hall são enfeitadas com motivos marinhos, como cavalos-marinhos, caramujos, tartarugas, vieiras, carpas e algas marinhas.
A entrada principal homenageia o Capitão George Vancouver, com seu navio enquadrado pelo sol nascente.
Em 1930, quando foram instalados, os elevadores tinham a velocidade de 213 metros por minuto, e eram considerados de altíssima velocidade porque os elevadores da época tinham velocidade média de 45 metros por minuto.
Nos anos 30, acima do décimo-nono andar, havia uma cobertura duplex com um terraço com vista panorâmica em toda volta, mas quase ninguém visitava, porque durante a depressão ninguém tinha dinheiro suficiente para pagar o tíquete de entrada, que custava 25 centavos de dólar.
Na época em que foi construído, o edifício ficava junto à água. Mas toda a área ao redor do prédio, voltada para o norte, foi aterrada e então construído o atual Centro de Convenções.
Em 2015, no filme de ficção científica “Fantastic Four”, o Marine Building foi cenário para ser o quartel-general para os super heróis.
O prédio também foi usado como se fosse a sede do “Daily Planet”, na série de TV “Smallville”.
A entrada com portas giratórias em bronze e as portas dos elevadores devem ser observadas cuidadosamente. Trabalho artístico espetacular!
Repare ainda os símbolos do zodíaco no piso do hall
Depois que entrar no hall, olhe para trás e veja o lindo relógio colocado acima da porta de entrada, com animais marinhos.
Dados Técnicos:
Altura: 97.80 metros
Andares acima do solo: 21
Andares abaixo do solo: 4 (dizem que num deles há inclusive um fantasma)
Início da Construção: Março de 1929
Final da Construção: Outubro de 1930
Elevadores: 5 (na época eram operados por lindas moças vestidas de marinheira)
Custo de Construção: $2.3 milhões de dólares
Endereço: 355 Burrard Street
Conheça esse e outros importantes prédios de Vancouver em um dos nossos passeios privativos!
Comments